quinta-feira, 6 de junho de 2013

     Olá a todos! Difícil dizer ao certo quando minha trajetória literária teve início, pois creio que ela sempre fez parte de mim.

     Desde pequena, sempre adorei ver cadernos, livrinhos, blocos que eram de minha mãe e de meu pai quando jovens. Aquelas folhas já amareladas, as figuras tão diferentes, de outra época, me encantavam e nem sei quantas vezes as via e revia.
   Minhas irmãs sempre foram grandes incentivadoras literárias, contando-me muitas histórias quando ainda não sabia ler e posteriormente trazendo-me obras.
    Como vivia em sítio, não tinha acesso à biblioteca, então por muitas vezes o que tinha em mãos era apenas a cartilha do colégio. Mas para mim era um presente, adorava ler e reler as histórias ali contidas, nunca me cansava.
    Mais tarde descobri uma importante moeda de troca para conseguir livros: negociava com elas fazer a parte delas do serviço da casa em troca de alguma obra, que por serem mais velhas, traziam facilmente de São Paulo. Claro que elas adoravam essa troca, pois podiam ficar "de boa" enquanto eu trabalhava duro! rsss Mas valia a pena, pois aos poucos meu acervo ia crescendo (guardado até hoje com muito carinho) o que me deixava cada vez mais feliz.
   Não só livros, ganhava também muuuitos gibis, que também eram minha paixão! Gostava de amarrar uma rede no alto das árvores e levar meu cachorro comigo, lá passávamos o dia na companhia do Tio Patinhas, Prof. Pardal, Luluzinha, Mandrake e meu preferido, Fantasma. O dia para mim era pouco, tanto que sempre ouvia meu pai de noite gritando do quarto para apagar a luz da lamparina. Mas não me dava por vencida e lia escondido embaixo das cobertas com a lanterna! rss
    Uma obra que adoro e me faz lembrar muito essa época é "Menino do Engenho" - José Lins do Rego.
    Apesar de gnóstica, cresci indo à igreja com meus pais, então também sempre gostei de ler a Bíblia, que estudo até hoje, e logo aprendi a ler partituras, que tocava no órgão de casa.
    Não sei se sonhava em ser professora, mas sei que sempre quis ter uma banca de jornal ou livraria para mergulhar de vez no mundo das letras!
    Me identifiquei muito com a escritora Danuza Leão, pois assim como ela, também desde pequena só queria ler, ler e ler e meus amigos sempre estiveram dentro das folhas mágicas!
   Meus livros preferidos são "Olhai os Lírios do Campo" - Érico Veríssimo (devorei em 1 dia), "Anarquistas Graças a Deus" - Zélia Gattai e "Médico de Homens e de Almas" - Taylor Caldwell (maravilhoso!), todos me marcaram muito e fazem parte da minha história.
    Confesso que gosto mais de literatura estrangeira. Tenho lido ótimos como a série de "A Sombra do Vento" - Carlos Ruiz Zafón, sobre um cemitério de livros raros, perdidos, vale muito a pena, estou no terceiro e mal vejo a hora de acabá-lo!
    Um autor para mim é Umberto Eco, indiscutivelmente meu favorito, li e me apaixonei. O considero fascinante, sem palavras para descrevê-lo, pois sua genialidade com uma escrita repleta de intertextualidade, nos fazendo parar para pesquisar a respeito das mais diversas coisas, aguçando nossa curiosidade do começo ao fim da obra e a maneira como ele amarra tudo em um vocabulário riquíssimo, para mim é simplesmente fantástico. Difícil recomendar um apenas, mas aproveitando a temática literária, deixo "Ensaio sobre a literatura", muito bom. 
  Para fechar, não podia deixar de falar de "Coração de Vidro" - José Mauro de Vasconcelos, que me marcou muito, pois como diz a obra: nossas crianças são como diamantes, jóias, que se você não souber lapidar, quando crescer, perderão todo seu brilho e valor.
   Gd abraço! 
                               Ester.


     Fonte: blogdabel.com.br  Acesso em: 06-06-13

2 comentários:

  1. Ester, adorei o seu depoimento sobre a sua trajetória de leitora, parece que o gosto pela leitura já vem em nosso DNA, não conseguimos viver sem a companhia dos livros. Mas o que não tem preço é ler um bom livro à sombra de uma árvore acompanhada por nosso amigo cachorro... Isto não tem preço.
    Abraços...
    Elisabete

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o texto, desculpe a ausência eu estava com dificuldades de acesso a internet e consegui criar o blog hoje.

    ResponderExcluir