quinta-feira, 6 de junho de 2013

Olá pessoal, 
Quando era bem pequena não via a hora de aprender a ler, embora o contato com os livros ocorresse apenas na escola.
A escola em que estudava era muito pequena e não tinha biblioteca. Naquela época para realizar trabalhos ou ler um livro, o aluno tinha que ir até a Biblioteca Municipal. Devido a distância e a situação econômica, os professores não solicitavam atividades de leitura ou escrita fora do âmbito escolar.
Na ocasião, lia alguns gibis que ganhava das amigas. Eu adoro história em quadrinhos até hoje! Mas o livro que marcou a minha adolescência e fez eu me apaixonar pela literatura foi A Moreninha de Joaquim Manuel Macedo. Que história magnifica entre dois jovens, Augusto e Carolina presos a uma promessa de amor infantil que na adolescência se apaixonam um pelo outro, sem saber que são eles próprios os noivos prometidos. 
Agradeço meu professor de português João que indicou esse livro como proposta de trabalho e despertou meu interesse em ler diversos gêneros textuais. 
Ler é essencial, pois além de ampliar o conhecimento, dá asas a imaginação!
Abraços!

Atenciosamente Eva.

3 comentários:

  1. Adorei seu relato, pois mostra-nos q não importa as barreiras e nem msm é necessário uma exposição constante aos livros para q se desperte o interesse pela leitura, muito pelo contrário, a magia literária é tão intensa, tão forte, q basta uma frase, um trecho, um livro, como no caso "A Moreninha" para conquistar mais uma fã literária!
    Parabéns!
    Abraço.
    Ah, os gibis são msm incríveis! Tbm adoro até hj ;-)

    ResponderExcluir
  2. Uma dica: para quem gosta de HQs, como nós, há mtas obras clássicas literárias adaptadas a esse formato, inclusive A Moreninha!
    Um ex. pode ser visto na matéria do link a seguir -
    http://www.estantevirtual.com.br/blogdaestante/2011/02/10/classicos-da-literatura-em-quadrinhos/

    Há vários outros q valem a pena ser conferidos, basta pesquisar pelo gênero. É um material tão interessante q não só nós, os alunos tbm adoram e facilita bastante para eles adquirirem gosto literário ;-)
    A um tempo adquiri a bíblia em forma de mangá, q ilustra de uma maneira inédita, fácil e bem jovial as passagens bíblicas do velho e novo testamento, mto legal tbm!

    ResponderExcluir
  3. Eva, os gibis também foram marcantes na minha vida, ganhava do patrão da minha avó, ficava muito feliz com cada um deles. Hoje presenteio os meus filhos com gibis. Meu menino vive agarrado aos gibis... fico feliz, pelo menos isto eu consegui fazer: plantar esta semente da leitura no seu coração.
    Abraços
    Elisabete

    ResponderExcluir