quinta-feira, 6 de junho de 2013

Baú de leituras...



Baú de leituras...

           Escrever sobre as minhas experiências de leituras é como revirar um baú de lembranças, o meu primeiro contato com as práticas de leitura e escrita ocorreram na escola. Um dos primeiros livros que vem à minha memória é O caso da borboleta Atíria, foi uma das primeiras obras que  li, não me lembro muito bem da história, mas posso considerá-la como marco inicial da minha jornada pelo mundo da leitura, no entanto foi  com A ilha perdida que eu realmente tomei gosto pela leitura. Adorava histórias de aventura e suspense, passei a ler tudo de Marcos Reis, tentava desvendar os seus mistérios, amadureci um pouquinho e passei a devorar a obra de Agatha Christie, adorava Hercule Poirot e Miss Marple, tentava antecipar as ações para chegar primeiro aos vilões da história.

Moça com livro. Almeida Junior
 Então descobri os autores brasileiros, tive uma fase de José de Alencar, imaginar suas heroínas , seus vestidos, as festas, os saraus, as aventuras de Peri para agradar a Ceci, tudo isto me fascinava, mas do Romantismo segui rumo ao Realismo e me apaixonei pelos contos machadianos, o que mais gosto é A causa secreta, cada vez que o leio me delicio com o ar sagaz e maduro de Machado, com sua astúcia em escolher a palavra certa para desvelar a alma humana. Sinto um grande fascínio também pelas obras dos regionalistas, em especial Jorge Amado, reli há pouco Capitães de areia e me apaixonei de novo pelo universo deste escritor maravilhoso, mas aprecio a sensibilidade de Rachel de Queiroz em especial  O quinze, que traz a seca do nordeste como pano de fundo para um romance entre uma professora e um fazendeiro. 

             São tantas as leituras que passaria horas, falando sobre as delícias de desvendar este mundo das palavras, há pouco li Coração de tinta, um livro que trata da magia dos livros, seus personagens podem se transportar para a vida real, mas há certos leitores que têm o dom de dar vida ao que lê. Adoro falar com os meus alunos sobre as minhas experiências de leituras, tantas vezes contando emocionada passagens de livros consegui fazer com que lessem e fossem fisgados pela magia da leitura.

             Eu não consigo pensar a minha vida sem estas duas capacidades humanas, que transcendem a nossa mortalidade. Ler... é  beber na fonte, é revitalizar o espírito, é sonhar acordado, viajar por mundos nunca antes imaginados, mergulhar num mar de possibilidades, sair da mesmice do dia a dia. Escrever é... tirar das entranhas os meus pensamentos e expô-los ao mundo, garantir a  imortalidade através das palavras benditas ou malditas... palavras que salvam ou condenam um mundo que vivia em meu âmago, mas que agora exponho a todos.
                                                                                                                          Elisabete Oliveira


www.folhetimonline.com.br/wp-content/uploads/2012/03/clube-de-leitura11.jpg




4 comentários:

  1. Impossível ler a um depô assim, q transborda o amor literário e não se sentir contagiada tbm por essa magia!
    Tenha certeza q as dádivas da leitura e da escrita vc sempre carregou consigo, são parte de vc, e isso, nada nem ninguém, nem msm o tempo é capaz de apagar. Mto pelo contrário, só irá crescer a cada dia mais!
    Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, realmente a leitura faz parte de mim, está nas minhas entranhas, não consigo imaginar minha vida sem a presença de um livro, estou sempre anotando mais um título, estou sempre querendo beber um pouco mais nesta fonte inesgotável de saber e conhecimento.
      Abraços

      Excluir
  2. Este blog está lindo demais!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir