segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência Didática Avestruz

Público alvo: alunos do 6º ano
Objetivo: desenvolver estratégias de leitura e escrita, estimulando uma leitura mais crítica
Tempo estimado : 6 aulas
Recursos: texto impresso, sala de informática, data show, mapa, dicionário, vídeos do youtube, programas Word e PowerPoint.
I Passo: Conhecimento de mundo
Exploração do conhecimento do mundo do aluno através de uma série de questionamentos na modalidade oral sobre o título do texto, no caso Avestruz. Há algumas questões também voltadas a antecipação do conteúdo do texto.
Quem já viu um avestruz?
Onde podemos encontrar um avestruz?
Como é um avestruz?
Podemos ter um avestruz como animal de estimação?
Que tipo de animal é adequado para ser animal de estimação?
O que você espera de um texto que tenha como título Avestruz?
Você já leu algum texto de Mário Prata?
II Passo: Checagem de informações
Apresentação de um vídeo, mostrando o avestruz em seu habitat natural para que o aluno possa confrontar as suas ideias sobre a ave com aquilo que ela realmente é.
III Passo: Leitura propriamente dita e inferências locais
A leitura do texto deve ser feita num primeiro momento silenciosamente pelos alunos, incentivar a notação de palavras ou expressões que não sejam do seu conhecimento. Pedir que tentem entendê-las dentro do contexto da história, anotar as conclusões a que chegaram, em outro momento seria interessante que os alunos procurassem estas palavras no dicionário para poderem checar suas hipóteses e inferências locais, precisando o significado das palavras.
Em seguida, fazer a leitura em voz alta, propomos que seja em princípio feita pelo professor, para que o mesmo possa dar mais vida ao texto.
IV Passo: Checagem de hipóteses e generalizações
Perguntar aos alunos se o texto supre a sua expectativa inicial, o que pensavam que iria acontecer no texto e o que realmente aconteceu. Esta interação garante uma checagem de hipóteses criadas  antes da leitura do texto.
Pedir que alguns alunos contem de forma resumida o texto e as impressões sobre o mesmo, esta atividade trabalha com a ideia de generalizações, pois cada aluno vai narrar a sua história privilegiando um ou outro trecho.
V Passo: Localização de informações no próprio texto.
Propor a montagem de um a ficha  técnica sobre as principais características do avestruz, tais como: peso, altura, expectativa de vida; nome científico, período de procriação, número de filhotes, habitat  entre outras. Para ilustrar a ficha podemos pedir que desenhem ou colem imagens simbolizando o avestruz.
disponível em:http:guianet.com.br
VI Passo: Interdisciplinaridade, trabalhando aspectos geográficos na crônica
Aproveitar as relações que o texto estabelece com a disciplina de Geografia e propor questionamentos sobre aspectos geográficos, evidenciando que as disciplinas dialogam entre si nos mais variados tipos de textos e situações.
Questionamentos sobre os espaços presentes na história: São Paulo e "Floripa".
 Onde se localizam estas cidades no mapa?
 A que região pertencem estas duas cidades?
 Qual a distância entre elas?
 Qual a melhor forma de trazer um avestruz de Florianópolis para
  São Paulo? Navio, avião ou caminhão?
 Qual seria um  local adequado para criar um avestruz, campo ou cidade? Por quê?
 Desenhe o avestruz em dois locais diferentes, primeiro em habitat natural depois em um apartamento.
VI Passo: Intertextualidade, linguagem e finalidade
Assistir com os alunos ao vídeo com o desenho animado da turma do Pica-pau, no qual Samuel recebe um ovo de avestruz na sua casa. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=MHw5nnrsYAw
Qual a finalidade do vídeo e do texto?
Qual a relação que existe entre o vídeo e o filme?
É mais fácil entender o filme ou o texto, por quê?
Em qual dos dois textos há a predominância de linguagem verbal? 
VII Passo: Inferências, Percepções, apreciações estética, afetivas, morais e éticas.
Esta etapa da sequência didática permite que os alunos se posicionem em relação ao problema levantado pela crônica, faça apreciações estética, morais e éticas, são questionamentos simples, mas que podem levá-los a uma conscientização de seus atos, ajudando na sua formação cidadã.
Você acha que a mãe do menino ia ficar feliz com a presença de um avestruz em seu apartamento? Por quê?
Segundo o narrador-autor, é fácil ter um animal exótico de estimação? Por quê?
O que o narrador revela pensar sobre o menino ao final do texto? Por quê?
Como o narrador consegue fazer com que o menino desista de ter um avestruz como animal de estimação?
Você gostou deste texto? Recomendaria-o a um amigo? Justifique sua resposta.
Você tem algum animal de estimação? Qual é o seu animal?
 Como um animal de estimação deve ser tratado?
O que você acha de pessoas que abandonam animais de estimação quando estes estão doentes ou velhos?
Você é a favor da captura de animais silvestres, como macacos, cobras, aves para que estes sejam criados como animais de estimação? Por quê?
VIII Passo: Produção de texto, uso das tecnologias, finalidade e público leitor
Propor que os alunos produzam um texto narrativo, no qual ele conte a história de um colega, ou sua mesma, que acabou de ganhar um animal de estimação diferente, poderia ser uma jiboia, um porco, um ratinho, enfim pedir que usem sua imaginação.
Após produzir este texto que pode ser em dupla, os alunos deverão reescrevê-los em PowerPoint, acrescentando inclusive imagens para que o mesmo seja mais atraente para os seus futuros leitores, alunos da sala e das outras turmas do 6º ano.
Oportunizar aos alunos a divulgação de seus textos para os colegas de outras salas com o uso do datashow como se fosse uma sessão de cinema.

E aí o que você achou desta sequência didática, afinal de contas vocês sabem que para toda mãe o seu filho sempre lhe parece o mais bonito de todos, como este lindo filhote de avestruz, sua mãe deve achá-lo lindíssimo, eu também acho minha SD muito interessante, mas para aprimorá-la, aguardo seus comentários.

Agradecimento especial às minhas colegas do curso presencial que ajudaram na elaboração da primeira versão desta sequência didática: Cláudia Regina Galves, Ednairan Soares Macena, Edineusa Souza  Azevedo, Fernanda dos Santos.

Abraços,

Elisabete Oliveira

6 comentários:

  1. Eis aqui finalmente a minha SD para apreciação de todos vocês...

    ResponderExcluir
  2. Sua sequência didática ficou clara e objetiva. Aliás, magnifica! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Super legal, dinâmica, educativa e construtiva!
    Sua SD está td de bom!!!
    Parabéns à uma verdadeira Educadora! ;-)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Mario Prata, sei. Assim não vale.

    Isis

    ResponderExcluir
  5. De que país vem o avestruz? Qual a diferença entre Ema e avestruz? Algum dos dois é tipicamente brasileiro? Em qual ecossistema brasileiro encontramos? Em quais regiões do mundo?

    ResponderExcluir
  6. Isis, adorei a sua contribuição...Nada como o olhar do especialista da área para enriquecer a discussão. Obrigada!!!
    Abraços,
    Elisabete

    ResponderExcluir