quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ler é descobrir o mundo



Sejam bem-vindos ao blog Ler é descobrir o mundo, este blog foi criado para conversarmos sobre a importância das práticas de leitura e escrita, que transcendem os portões da escola, invadem todos os recantos do mundo e transformam as pessoas.
Safo, poetisa grega
Somos, entre muitas outras coisas, professores de Língua Portuguesa na rede estadual de São Paulo, trabalhamos com crianças e adolescentes, que estão aprendendo a desfrutar das delícias da leitura e escrita, tarefa nem sempre fácil, pois atendemos a um público bastante eclético.
Sabemos que a leitura abre as portas para a descoberta de um novo mundo, mas para alguns alunos com dificuldade de aprendizagem é mais uma tarefa chata, precisamos criar mecanismos para atrair a atenção do aluno para a importância da leitura e da escrita como instrumentos transformadores de realidades.
Nosso blog nasce de um curso de formação de professores “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da SEE do estado de São Paulo que tem como prioridade melhorar a qualidade da educação dos alunos do ensino Fundamental II, aproximando as práticas de leitura e escrita das tecnologias digitais,de informação e comunicação (TDICs). São justamente estas tecnologias que podem nos ajudar a aproximar os alunos da leitura e da escrita  através de blogs, posts, e-mails, sites de pesquisa, enfim precisamos aprender a utilizar estes novos gêneros digitais para tornar os conteúdos escolares interessantes e significativos aos nossos alunos “futuristas”.
Desafio... esta é a palavra que define bem o trabalho do professor hoje, devemos buscar aliados em todas as partes, pois se a leitura e a escrita podem transformar a realidade, a educação como um todo pode transformar toda uma nação. Precisamos de um olhar mais atento para a educação, desta forma poderemos formar cidadãos conscientes de sua importância social, mas tudo isto só ocorre com o poder da palavra.

10 comentários:

  1. Pessoal, eu adorei o resultado desta postagem... Fiquei muito feliz com o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que texto excepcional! Você conseguiu expressar nossos anseios em sala de aula. Hoje em dia é uma tarefa árdua motivar os educandos a pratica da leitura, mas também muito prazerosa! Afinal, ler é descobrir o mundo. EVA

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!

    Quanta dedicação e capricho! Parabéns pelo blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que Introdução fantástica desse Blog, mostra a realidade pela qual passamos e a nossa missão quanto educadores para atrair os nossos alunos a este mundo prazeroso da Leitura, parabéns a todas vocês pelo empenho e dedicação.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto e pelo blog, está lindo, lindo

    ResponderExcluir
  8. Amigas, muito obrigada pelo apoio, afinal de contas o esforço coletivo vale a pena...

    ResponderExcluir